A bomba centrífuga é utilizada para transportar fluidos que convertem energia cinética de rotação em energia hidrodinâmica. Essa energia, em geral vem de um motor elétrico e é controlada por um inversor de frequência.
A bomba centrífuga é comumente usada para a sucção de água, esgoto, petróleo, bombeamento na petroquímica e certos ventiladores centrífugos que são usados para integrar um aspirador de pó, por exemplo.
A função inversa da bomba centrífuga resulta em uma turbina de água, convertendo a energia potencial de pressão da água em energia mecânica de rotação. Acompanhe este conteúdo para mais detalhes sobre as utilidades da bomba centrífuga:
Entenda como funciona a bomba centrífuga
Sendo muito comuns tanto no campo quanto na cidade em obras ou operações de rotina, as bombas d’água são essenciais para o deslocamento tanto de água limpa quanto de líquidos com resíduos e esgotos.
Na automação industrial, a bomba centrífuga é um dos principais equipamentos para a transferência de líquidos, usada em plantações, empreendimentos residenciais, industrias e diversas obras.
Seu funcionamento acontece por meio de impulsores, e o equipamento transfere energia centrífuga para o líquido. Esse processo é semelhante ao que acontece nas máquinas de lavar. Isso gera uma pressão que resulta em um fluxo de bombeamento a altas velocidades.
Conheça as vantagens da bomba centrífuga
Sabendo o que é a bomba centrífuga e como ela funciona, vamos destacar algumas de suas vantagens. Pois além de água limpa, usada nas plantações, por exemplo, a bomba centrífuga também é excelente no bombeamento de líquidos com sólidos, como resíduos industriais.
Ela também tem uma pressão uniforme, sem pulsações, sendo importante para a constância necessária em algumas finalidades, pois se por acaso o fluxo de líquidos parar, isso pode gerar um grande probelma.
Outra grande vantagem é a opção da locação da bomba centrífuga, oferecendo um equipamento em perfeito estado com suporte em todos os momentos e em diversos lugares.
Cuidados necessários com a bomba centrífuga
Com a bomba centrífuga é importante lembrar de sempre ter uma bomba reserva para as operações mais críticas. Além disso, nunca deixe a bomba principal ou reserva paradas por mais de 30 dias; gire o eixo ao menos uma vez por mês.
Monitore o consumo de energia mensalmente. Caso se depare com um aumento gradativo, verifique o alinhamento entre bomba e motor (se aplicável) e resolva as folgas internas.
fora isso, tenha sempre as peças de reposição em estoque. Os manuais indicam a quantidade recomendada para cada tipo de bomba centrífuga, pois seus componentes dependem dessas trocas.
Utilidades da bomba centrífuga
Como vimos ao longo deste conteúdo, a bomba centrífuga possui diversas utilidades. Por garantia, o ideal é que a válvula de retenção seja inspecionada mensalmente.
Ela não deve dar passagem contra o fluxo da bomba, observando também as recomendações de lubrificação do fabricante relacionados à quantidade de óleo ou graxa necessários para o seu funcionamento.
Existem diversos modelos, e funcionam de diversas formas, a base de gasolina, diesel ou eletricidade, com tensões que variam de 220, 380 ou 440V. Essas especificações dependem exclusivamente da adaptação às funções para atenderem suas necessidades.